Em uma dessas redes sociais (não lembro qual) li um relato que aconteceu em uma luderia.

A pessoa detalhou que estava com os amigos se divertindo em uma mesa de partygame, e notou que na mesa ao lado estava um outro grupo  em absoluto silêncio, todos sérios e focados.

Essa outra mesa era praticamente o oposto da mesa cheia de bebidas e euforia.

Ele escreveu no post algo  como: “Nós aqui estamos nos divertindo pra caramba e na mesa ao lado um pessoal em total silêncio com um jogo de tabuleiro que nem quero saber o nome. Que chatoooo, se for para jogar assim nem quero. Isso não é diversão.”

Fico imaginando qual o tipo de jogo que estava em cima da mesa silenciosa,  e tive empatia com aquele grupo, imaginei o esforço  para tentarem manter o foco em meio a balburdia.

Não é porque estavam sérios e concentrados que não estavam se divertindo. O amiguinho que devia ser novo no hobby, e nunca jogou algo mais pesado que um Codenames, não deve ter experimentado ainda um jogo  com maiores complexidades, o tipo de jogo  que exige mais concentração e uma dose de silêncio.

O SILÊNCIO

Já percebi que em um ambiente silencioso, minha concentração e estudo do jogo funciona bem melhor. Rende mais e o jogo flui que é uma beleza.

Não que todos precisem ficar mudos o tempo todo, mas tentar respeitar a vez do outro jogador mantendo-se  focado e em silêncio  é até uma questão de educação.

Quem tem o poder da fala  naquele momento é o jogador da vez.

Em jogos temáticos que possui bastante narração com uma pegada mais RPG, onde todos jogam em cooperação e falam bastante, existe também outro tipo de silêncio: a quietude além da mesa, o silêncio do resto do mundo para que não atrapalhe a imersão.

Nada contra luderias, elas são ótimas para quem quer jogar em um ambiente mais partygame, family-game, mas nada substitui uma boa mesa no cantinho da minha casa, com o grupo certo onde consigo controlar o silêncio.

Fui em uma luderia uma vez onde tinha salas fechadas para os jogadores terem mas privacidade e silêncio. Achei interessante e acho que toda luderia deveria ter essas áreas vips.

E claro que tem luderias focadas nos público heavy-gamer que parece uma biblioteca de tão silenciosas. Mas são raras. Existia uma em Brasília, mas fechou na pandemia.

Eu por exemplo tenho muita dificuldade em explicar regras de  algum boardgame em lugar muito barulhento, onde tenho que falar mais alto que as dezenas de mesas ao redor. Mas não tem jeito se você estiver em algum evento.

SILÊNCIO É VIDA

O silêncio nos permite ter mais foco. Não só para um jogo na mesa, mas para tudo na vida. O silêncio nos obriga a dar mais atenção aos nossos pensamentos e idéias.

Faça uma experiência quando tiver com algum problema. Se tranque em um lugar silencioso,  feche os olhos,  longe de qualquer distração sensorial, foque no que quer resolver, se re-conecte consigo. Você vai ver que em poucos minutos o universo te mandará uma resposta. Simples assim. É o desbloqueio para novas formas de pensar.

No relacionamento o poder do  silêncio funciona que é uma maravilha. Uma DR pode ser evitada no momento que você escolher ficar em silêncio, e pensar com calma em vez de dar uma resposta impulsiva.

O SILÊNCIO NOCIVO.

É quando o  celular invade nosso mundinho de jogos de tabuleiro? Além de atrapalhar o andamento da partida, vai chatear os seus amigos porque todos vão ficar ansiosos, e você sem se concentrar no jogo terá uma partida de péssima qualidade.

Ficar olhando para uma tela de celular, enquanto outros estão tentando se comunicar ou se concentrar é um ruído que se chama: falta de respeito.

Feche os olhos, conte pausadamente: 10, 9, 8 , 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1… abra os olhos, volte para a mesa. Volte focado. Desligue o smartphone.

BLOQUEANDO A POLUIÇÃO SONORA

Se você mora em uma cidade barulhenta, dificilmente vai conseguir muito silêncio. Tem  o som do vizinho, alguém sapateando no andar de cima do seu apartamento, ou aqueles motoqueiros com escapamento aberto entregando comida na rua.

O certo é você anular essa poluição sonora  com alguma música ou som ambiente.

Você tem que achar um tipo de música ou som que vá estimular a sua concentração! No jogo Wingspan, que é um boardgame onde somos apreciadores de pássaros, eu sempre coloco som de pássaros e arvores.

Tipo assim: https://mynoise.net/NoiseMachines/healingWaterSoundscapeGenerator.php

No site mynoise.net vc pode pegar varios presets de sons e adaptar para o  ambiente temático do seu jogo.
Música clássica é bem relaxante se você estiver jogando algum jogo de época. No seu app de streaming favorito ou YouTube tem tudo que você precisa.

APLIQUE O SILÊNCIO

Quer desenvolver mais seu poder de concentração e turbinar seu cérebro? Continue jogando jogos de tabuleiro mais estratégicos, além de melhorar a concentração, vai potencializar sua memória,  planejamento e capacidade de tomar decisões.

E por último faça Yoga, qualquer atividade física, se alimente bem, tente se desligar do mundo por alguns minutos durante o dia com a Meditação. Saia um pouco das redes sociais e absorva  menos a ansiedade e os sentimentos negativos.

Traga um pouco de calma e silêncio para você.

Seu cérebro agradece.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here