Quando foi anunciado pela estrela o jogo Herdeiros do Khan (HdK) a comunidade se animou com a possibilidade da gigante dos brinquedos no Brasil entrar de vez no mundo dos boardgames modernos.

Mas essa série “premium” da Estrela se mostrou mais do mesmo a nível dos componentes. Nada mudou no padrão Estrela. O jogo maravilhoso está lá, Herdeiros do Khan é um otimo pick and delivery, mas os componentes segue a tradicional cartela frágil de papel com baixa gramatura para você destacar.

As cartas vieram nessas cartelas destacáveis.

Na frustração veio a vontade de recriar os componentes do jogo. As únicas coisas nos componentes que permanecem os mesmos é o manual monocromático, tabuleiro e dashboards. O resto resolvi pimpar tudo, inclusive a caixa que tem um tamanho desproporcional.

1. As Cartas agora são Tiles

Em um euro normal bem produzido as cartas do HdK seriam tiles. E foi o primeiro ajuste que fiz. Como publiquei acima as cartas tem uma gramatura menor que o padrão que estamos acostumados.

Para isso eu resolvi colar as cartas em uma placa de papel paraná de 1,2mm. E na parte de trás desses tiles eu fiz uma arte no photoshop seguindo a identidade original.

Esses arquivos e muito mais você pode baixar aqui 

Prosseguindo, primeiro eu corto com uma tesoura as cartas pegando somente a arte da iconografia

A arte que fiz colei no papel paraná usando Cola Spray. Depois de secar basta usar uma base de corte, régua de aço, estilete e cortar.

As cartas que cortei eu aplico cola spray e colo no papel parána já cortado.

E aqui está o resultado

2. As Peças agora são Tokens

O mesmo processo eu usei também nas peças de melhoria, bônus e localidades. A única diferença aqui é que ignorei a arte atrás dessas fichas. E que para mim não faz nenhuma diferença no jogo.

Fiz as medidas no papel paraná e atrás fixei um vinil preto adesivo. Depois de cortado colei cada uma das fichas com cola branca extra.

Veja a sequência:

3. Tesouro e tributo em MDF

Uma das coisas mais difíceis de transformar em token, são as peças redondas. Mas você pode enviar um arquivo vetorial do corte para lojas que façam corte a laser em MDF. Aqui em Brasília eu pesquisei bastante e você acha lugares que cobram 20,00 a 100,00 um simples corte tamanho A4. Tem que pesquisar.

Aqui eu aproveitei e mandei cortar em 3 medidas diferentes par ter um estoque pessoal, com 3mm de espessura.

Novamente eu ignorei a arte de trás dos tesouros e colei diretamente no MDF. Atrás usei uma tinta PVA preta e nas laterais você pode passar um pincel atômico preto.


4. As fichas dos jogadores de madeira.

As 80 peças de ativação eu escolhi a opção de comprar na Ludeka os cilindros de madeira. Pensei também em adesivar cada cilindro com a marca dos clãs mas eu senti que ia ficar muito poluído. Mas você tem a opção também de mandar cortar a laser e depois pintar usando tinta PVA.


5. Espadas, Moedas e Yurts

As artes das moedas eu imprimi uma arte que achei na internet de moedas mongóis antigas. Colei frente e verso no corte de MDF e pintei as laterais de tinta acrílica dourada. Tem umas moedas de metal chinesas que são bem baratas na Aliexpress, pode ser uma opção que ficaria mais bonito.


As Yurts e espadas eu também cortei no MDF (9mm) e fixei elas nos cortes circulares (3mm) formando uma peça. Você pode pintar elas para ficar parecidas com a arte original. Aqui deixei com a cor da madeira mesmo.

6. As miniaturas

O jogo  vem com pinos clássicos padrão Estrela como marcador da jogador, inclusive Gengis Khan é um pino branco que tem movimentos no tabuleiro.

Seria demais cada tribo e Gengis Khan ser uma miniatura? Claro que não. rsrsrs Fui procurar nas internet arquivos de impressão 3D dessas miniaturas, e para minha sorte achei o que queria. Nos links abaixo você pode baixar de graça inclusive.

https://www.thingiverse.com/thing:4645628
https://www.thingiverse.com/thing:4624026

As minis foram impressas em resina, para que não perdessem os detalhes. Os cavaleiros são os jogadores e o Khan coloquei ele um pouco maior que os cavaleiros para destacar mais no tabuleiro.

 

7. A Caixa e insert

No mercado de brinquedos no Brasil, as caixas de jogos de tabuleiro vem em um tamanho totalmente desproporcional ao conteúdo. Até as caixas importadas são assim, mas a Estrela exagerou muito no tamanho da caixa do HdK. Os recursos originais cabem em 30% do espaço da caixa para se ter uma idéia

O pimp que fiz no jogo claramente aumentou o conteudo do HdK. Inclusive as miniaturas precisam ter espaço e estarem protegidas, já que são impressão de resina e são mais frágeis que o normal. Mesmo assim a caixa que projetei tem metade do espaço da caixa original

Então com todos os recursos e miniaturas prontas, eu consegui definir o tamanho da caixa da largura e altura. Depois com um papel paraná de 2mm usei as técnicas de cartonagem para criar a caixa e a tampa


E com essas medidas eu refiz a arte da caixa com artes que coletei pela internet do próprio jogo da Estrela. Imprimi em papel adesivo e fixei na caixa.

Então com a caixa pronta, faltava agora só fazer o insert.  Se você não sabe fazer insert tem no meu canal uma playlist bem detalhada só acessar aqui, lá ensinando o passo a passo.

E aqui está as fotos finais do jogo já na mesa.

Todos os arquivos que usei para fazer essa pimpagem do Herdeiros do Khan (artes da caixa, tokens, corte laser, etc) estão no drive nesse link 

Caso queira aprender com mais detalhes essas técnicas de cartonagem e aprender outras técnicas para te ajudar a pimpar qualquer jogo, estão nesse curso de PnP.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Bora Pimpar!

Jetro Osytek
ArtBg

2 Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here