A um tempo queria criar um diário de pintura, quando começasse as minhas primeiras experiências com pintura de miniaturas.

Só que fui iniciar a prática  agora em fevereiro de 2020, foram 2 anos enrolando desde quando assisti (e filmei) os vídeos do Davi Rosa no curso online de pinturas de miniaturas.

O que me levou a tomar a iniciativa? Não sei. Simplesmente peguei os pincéis e tintas que tinha comprado a tempos e comecei.

Nesses últimos 2 meses descobri que pintar essas miniaturas cinzas e sem vida é uma arte muito relaxante. Você aprendeu a técnica, porque leu ou assistiu alguém fazendo, mas a maneira que você faz é algo único.

É um processo em transformação. É o seu próprio estilo que está sendo moldado e que vai sempre melhorando.

Em se tratando do uso de tintas nacionais ainda estou usando as tintas foscas da Acrilex,  série Nature Colors. E não tenho a mínima idéia qual será o salto em qualidade das minhas pinturas  se um dia tiver o privilégio de ter um acervo de tintas importadas.

Em se tratando do uso de tintas, estou usando as tintas nacionais foscas da Acrilex, série Nature Colors. E não tenho a mínima idéia qual será o salto em qualidade das minhas pinturas se um dia tiver o privilégio de ter um acervo de tintas importadas.

De fevereiro até abril, já peguei alguma experiência pintando várias miniaturas de jogos que tenho em casa. E pude perceber que o curso do pintor Davi Rosa funcionou muito bem para quem nunca tinha pintado nada até então. Que é meu caso.

Não quero dizer que não tenha o mesmo conteúdo no Youtube. Mas a seqüência lógica dos vídeos do curso do Davi me pouparam um bom tempo, talvez ainda estivesse garimpando todas as técnicas pelo youtube se não fosse pelo curso básico que assisti.

E para que eu não desistisse de pintar as miniaturas de um jogo, ou deixasse a pintura pela metade, fiz um acordo comigo mesmo: só jogaria o boardgame X se todas as miniaturas dele estivessem pintadas.

Praticamente eu gamifiquei minha aprendizagem no hobby de pinturas e criei uma recompensa. Se eu concluir a pintura de todas as miniaturas de um boardgame terei o direito de jogá-lo. 

A minha vontade de jogar This War of Mine estava bem alta, tinha conseguido ele por um preço bom na Black Friday de 2019, já tinha lido todas as regras, assisti alguns vídeos de gameplay do canal do  Mister Emerson, e estava injustamente parado na estante. E nesse último fim de semana consegui concluir em 3 noites a pintura das 12 miniaturas do jogo.

E no domingo com as minis ainda recém envernizadas coloquei na mesa pra jogar.

Pra quem não sabe This War of Mine é um jogo de computador de muito sucesso que teve sua versão de tabuleiro lançada em 2017 e no Brasil lançado pela Galápagos em 2019.

No jogo somos três sobreviventes em uma guerra, confinados em uma casa destruída. Temos que vasculhar esse abrigo, sair a noite em  construções ao redor atrás de comida, água, armas, ferramentas, peças, etc. É um jogo de sobrevivência dificílimo.

Gostei de pintar essas miniaturas porque são modelos de pessoas comuns. E fica bem mais temático quando estão pintadas. Durante a partida com o desenrolar da história você se apega a elas,  é triste quando um personagem morre no jogo.

This War of Mine é um jogo único com belas miniaturas e talvez não seja um jogo ideal para ir a sua mesa por conta da situação de pandemia que a humanidade está passando. O jogo pode ser perigoso para quem tem quadro de depressão. Sério.

É muito triste viver em um abrigo sem poder sair, passando fome e sede. Você começa a pensar na possibilidade real de como seria sua vida em uma situação retratada no TWoM. O jogo te traz essa reflexão. Não deve ser diferente da realidade de várias famílias sem recursos e assistência médica que não podem sair da quarentena.

Finalizando, abaixo publiquei  algumas fotos que produzi com as miniaturas que pintei do jogo. Adoro criar composições fotográficas com miniaturas e nessas fotos usei basicamente a caixa do jogo e o tabuleiro como pano de fundo. Apesar de ainda não ter uma mão boa para pintar minis tão pequenas (principalmente rosto) , fiquei satisfeito com o resultado.

Mais informações sobre o jogo acesse 
https://www.ludopedia.com.br/jogo/this-war-of-mine-the-board-game

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here