5 benefícios dos jogos de tabuleiro para sua saúde mental

0
402

Jogos de tabuleiro estão de volta! E não estamos falando de jogos como Banco Imobiliário, War ou Detetive.

Centenas de jogos disponíveis em português chegam todo ano no Brasil, sendo vendidos nas livrarias, luderias e em dezenas de sites na internet.

Algo que a muito tempo não se via, está também voltando: grupo de amigos se reunindo em uma mesa, apenas para se divertir e queimar alguns neurônios ao redor de um jogo de tabuleiro.

E isso é bom, porque faz um bem enorme para seu cérebro.

Investigando um pouco mais relacionei abaixo 5 benefícios que os jogos de tabuleiro podem trazer para a sua saúde mental.

 

1. Jogos de Tabuleiro mantêm o cérebro mais jovem por mais tempo

Jogar jogos, especialmente à medida que você envelhece, é benéfico, já que um cérebro ativo corre menos riscos de declínio cognitivo.

Um estudo no New England Journal of Medicine mostrou que jogar jogos de tabuleiro estava associado a um risco reduzido de demência e doença de Alzheimer.

2. Jogos de tabuleiro ajudam no desenvolvimento cognitivo e social das crianças

Habilidades sociais úteis podem ser ensinadas através de jogos de tabuleiro, habilidades que podem levar as crianças a uma vida mais felizes e menos isolada.

Os jogos ensinam habilidades sociais, como seguir regras e compartilhar com os outros. Os jogos de tabuleiro dão suporte às habilidades cognitivas, desde o simples reconhecimento de números e padrões até os cálculos e estimativas mais complexos.

Em alguns jogos, você usa uma mistura de lógica, habilidades matemáticas e pensamentos abstratos, ao mesmo tempo em que planeja seus próximos movimentos e cria maneiras de combater as ações de seus amigos.

Com tantos tipos diferentes de jogos de tabuleiro, existem milhares de maneiras de treinar seu cérebro.

3. Jogos de tabuleiro ajudam a reduzir o isolamento

A maioria dos jogos de tabuleiro são projetados para serem jogados com um grupo de pessoas.

Ter um grupo regular de amigos para jogar, ajuda a evitar a solidão e constrói relações positivas com os outros.

O isolamento tem sido mostrado como um fator que contribui para o agravamento da saúde mental. No entanto, pode ser difícil para aqueles que sofrem com problemas como depressão e ansiedade saírem e fazerem novos amigos.

Os jogos de tabuleiro resolvem muitos desses problemas, pois oferecem uma maneira estruturada de conhecer outras pessoas.

Em vez de precisar começar uma conversa do zero, ter um jogo como foco permite que as amizades cresçam lentamente de uma maneira menos formal e sem pressões sociais.

As luderias, ou casa de jogos de tabuleiro, estão surgindo em todo o país e tudo que você precisa fazer é aparecer, conversar com a equipe e sentar em uma mesa para jogar.

Se sua cidade não possui uma luderia, seria interessante procurar grupos de jogos da sua região. Com certeza você será bem recebido(a).

VEJA AQUI GRUPOS DE JOGOS PELO BRASIL

4. Jogos de tabuleiro ajudam a unir a família

Agora existem centenas de jogos de tabuleiro voltados para as famílias, ou que são suficientemente bem desenhados para serem aproveitados por adultos, mas simples o suficiente para o seu filho de 8 anos se familiarizar com ele (e depois vencer você, claro).

Um jogo de tabuleiro é uma oportunidade para a família participar de algo juntos. Os jogos de tabuleiro oferecem a oportunidade de mais interação cara a cara, o que por si só favorece a saúde mental.

Muitas vezes, em situações familiares, enquanto todos estão fisicamente presentes, o foco está na TV ou em celulares, tablets ou laptops.

Ao jogar um jogo de tabuleiro, seja competindo ou colaborando, você se envolve ativamente pessoalmente.

Famílias que passam tempo juntas em atividades agradáveis ​​têm um vínculo emocional melhor e uma melhor comunicação entre os membros da família.

VEJA AQUI RELAÇÃO DE JOGOS PARA AS FAMÍLIAS

5. Jogos de tabuleiro ajudam a reduzir o estresse

Um estudo da Real networks Inc mostrou que os jogos nos ajudam a reduzir o estresse, apoiar o equilíbrio mental e ajudar com o relaxamento.

Eu imagino que isso ocorre porque os jogos de tabuleiro oferecem um escape, uma chance de deixar suas preocupações diárias para trás por um tempo e fazer algo completamente diferente.

Você pode construir civilizações, construir ferrovias, controlar vastos exércitos, caçar zumbis ou até mesmo tentar dominar o mundo.

Não há necessidade de se preocupar com as chatices da vida por algumas horas. Quando você está jogando, o mundo caótico fica de fora.

Os jogos de tabuleiro são uma ótima maneira de se conectar com os outros, para afastá-lo dos problemas normais da vida por algumas horas e para exercitar o cérebro.

 

Fonte: Chris Mounsher (The Counsellors Cafe)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here